quinta-feira, 29 de junho de 2017

CARRILHO DA GRAÇA - LISBOA


exposição
CARRILHO DA GRAÇA
LISBOA

Salas do Noviciado, Convento de Cristo, Tomar
7 de Julho a 15 de Setembro

Dando continuidade à parceria entre esta Delegação da Ordem dos Arquitectos com o Convento de Cristo e com o Centro Cultural de Belém - Garagem Sul, a exposição CARRILHO DA GRAÇA - LISBOA que esteve patente ao público no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, de 22 de Setembro a 14 de Fevereiro de 2015, vai estar patente ao público nas Salas do Noviciado do Convento de Cristo, em Tomar, de 7 de Julho a 15 de Setembro, contando-se com a presença do arquitecto João Luís Carrilho da Graça na inauguração, dia 7, pelas 18h00, e que proferirá uma conferência pelas 19h00.



Apesar de um certo carácter antológico, o objeto principal da exposição é a cidade de Lisboa. Lisboa construída sobre o território ao longo da História, sobre uma topografia quase barroca, banhada pela luz do sol refletida na superfície do Tejo. A cidade, construção artificial do homem, até à contemporaneidade.

«A possibilidade de criar relações significativas com o território, entendido em sentido lato, tem sido talvez a principal referência objectiva que os meus projectos procuram construir. Refiro território com o sentido de suporte, de invariância que acolhe a nossa presença e que já está por ela marcada. Num determinado ponto o território tem uma certa constituição geológica, forma topográfica, animais e plantas sob o céu, sol, frio ou chuva. Vivemos sobre a terra e construímos com tudo o que está disponível. Podemos construir o que quisermos, mas não podemos deixar de construir com sentido.»
João Luís Carrilho da Graça, in “A arquitectura é perigosa”, 1994


Curadoria
Marta Sequeira e Susana Rato

Sem comentários:

Enviar um comentário