domingo, 12 de janeiro de 2014

PROJECTAR #17


Depois da pausa para as festas em Dezembro, retomamos a nossa programação da actividade PROJECTAR com a exibição do documentário dedicado à vida e obra do arquitecto escocês Charles Rennie Mackintosh - Um Homem Moderno, que terá lugar no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor no próximo dia 23 de Janeiro, quinta-feira, pelas 19h00.

Durante mais de 20 anos o arquitecto e designer Charles Rennie Mackintosh trabalhou quase exclusivamente em Glasgow onde foram criadas todas as suas obras mais conhecidas e onde permanecem grande parte delas hoje em dia. Foi apenas numa fase avançada da sua vida que Mackintosh deixou Glasgow à procura de maior reconhecimento, acabando a sua carreira em Londres onde veio a falecer, com a idade de 60 anos, relativamente esquecido.

É assim talvez irónico que Mackintosh tenha recebido tão fraco reconhecimento por parte da sua cidade natal durante a sua vida. Isto viria a mudar e perto do final do século XX, cerca de 70 anos após a sua morte, ele foi finalmente louvado como o pai do "Estilo de Glasgow".

UM HOMEM MODERNO faz uma leitura crítica da vida e carreira artística de Mackintosh e da importância dos amigos e patronos que lhe providenciaram oportunidades de trabalho regular quando mais importava.

Críticos influentes, incluindo o designer Terence Conran, dão-nos as suas visões da actual reputação de Mackintosh. Todos são unânimes na sua avaliação de um "designer completo". Em conjunto, reconhecem a sua importância como um influente arquitecto do século XX e admitem que Charles Rennie Mackintosh era muito UM HOMEM MODERNO.


Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação do auditório que, no edifício do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Ponte de Sor

PROGRAMA:

23 de Janeiro, 19h00
Auditório do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor
CHARLES RENNIE MACKINTOSH, Um Homem Moderno
(1996, Richard Downes, 45')

20 de Fevereiro, 19h00
Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ferreira do Zêzere
JEAN NOUVEL, Retrato e Reflexão
(1998, Jean-Louis André, 51')

Estas sessões obtiveram a validação de 1 crédito cada no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais dos estágios de ingresso na O.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário