segunda-feira, 9 de abril de 2018

ARQUITECTURA AO CENTRO #63



CASA HILL CORK
LEIRIA, BOA VISTA

Joel Esperança e Ruben Vaz
Romeu Sousa (designer)
Frederico Louçano, Hugo Rainho, Margarida Carrilho, Emanuela Quinta
Contaminar Arquitectos
2013

Habitação unifamiliar realizada por Contaminar Arquitectos. A sua área é ampla e desenvolve-se num só piso, mas o seu impacto atenua-se.
No acesso, a Este, quase não se percebe a existência da Casa: um jogo alternado de rampas leva à discreta entrada ou à cobertura ajardinada, que se dilui na paisagem. Nas rampas, a pedra e a gravilha marcam os revestimentos de paredes e pavimento, fazendo com que esta parte da casa seja mais opaca e fechada, recolhendo-se face à estrada de acesso e às casas vizinhas.
No alçado oposto, a Oeste, a sua geometria é mais clara e o desenho mais evidente. Uma sequência de volumetrias de cheios e vazios, permite a organização interior de espaços encerrados de carácter privado (instalações sanitárias, closet e armários/ roupeiros) com os quartos que se abrem, um pouco recuados, sobre o exterior. Um volume central destaca-se no alçado como um eixo que divide a zona social da zona mais reservada da casa.
Contém uma piscina no seu interior, em betão à vista, e mantém uma estreita relação com a paisagem: as formas e a luz do exterior vêm reflectir-se na água deste rectângulo, como num espelho.
Com uma imagem muito forte, uma pele de cortiça reveste todo o exterior Sul e Oeste da casa, como se o volume estivesse “contaminado” pela envolvente natural. Para além do efectivo isolamento térmico que proporciona à estrutura de betão, as propriedades sensoriais deste material único tornam o objecto arquitectónico agradável ao tacto, pela suavidade da sua textura suave – a Casa passa a fazer parte da natureza. O seu tom castanho contrasta com o verde da relva e harmoniza-se com as árvores da envolvente.

site: contaminar.pt

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com
archdaily.com.br
archello.com
archiexpo.com
architizer.com
dezeen.com
hicarquitectura.com
homify.co.uk
homify.pt
plataformaarquitectura.cl
theplan.it
ultimasreportagens.com

Sem comentários:

Enviar um comentário