sexta-feira, 2 de março de 2018

PROJECTAR #63


O arquitecto Raúl Hestnes Ferreira, falecido no passado dia 11 de Fevereiro, será a figura em foco no primeiro documentário da sexagésima terceira sessão da actividade PROJECTAR, sendo o segundo sobre o arquitecto Nuno Teotónio Pereira, autor da Igreja de Águas no concelho de Penamacor, a realizar no próximo dia 15 de Março, pelas 19h00, no Auditório da Escola de Música, situado no edifício do ex-Quartel de Penamacor no Largo Tenente Coronel Júlio Rodrigues da Silva, em Penamacor.



Ambos da série Magazine de Arquitectura e Decoração com autoria de Isabel Colaço e Manuel Graça Dias e realizados por Edgar Feldman em 1993, o primeiro documentário a exibir será dedicado ao arquitecto Raúl Hestnes Ferreira, originalmente transmitido na RTP2, em 8 de Julho de 1993:
Programa sobre o arquitecto Raúl Hestnes Ferreira, com breve biografia, percurso profissional e académico, e entrevista com o próprio conduzida pelo arquitecto Manuel Graça Dias.

in: arquivos.rtp.pt/conteudos/raul-hestnes-ferreira



Nuno Teotónio Pereira será o arquitecto em foco no segundo documentário, originalmente transmitido na RTP2, em 12 de Maio de 1993:
Programa apresentado pelo arquitecto Manuel Graça Dias, e dedicado ao arquitecto Nuno Teotónio Pereira. Inclui referência ao seu percurso biográfico, académico e profissional, entrevista no atelier, e visita à Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, uma das suas obras mais conhecidas.

in: arquivos.rtp.pt/conteudos/nuno-teotonio-pereira



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório da Escola de Música de Penamacor, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Penamacor

PROGRAMA:

15 de Março, 19h00
Auditório da Escola de Música, Penamacor
RAÚL HESTNES FERREIRA
(1993, Edgar Feldman, 25')
NUNO TEOTÓNIO PEREIRA
(1993, Edgar Feldman, 23')

Sem comentários:

Enviar um comentário