quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

ARQUITECTURA AO CENTRO #53



8+10 MORADIAS EM BANDA, LOTE 215
ÓBIDOS, BOM SUCESSO

Madalena Cardoso de Menezes e Francisco Teixeira Bastos
com Ana Botelho, Luís Rodrigues, Sérgio Hipólito, Sofia Silva, Sérgio Xavier
Atelier dos Remédios
2008

Os projectos para as bandas T3 simplex e dúplex enquadram-se no estipulado no regulamento da operação de loteamento do Bom Sucesso – Óbidos - Design Resort, Leisure, Golf & SPA (BS-DRLG&S), inserindo-se no conjunto através do respeito pelo plano, que é o da casa térrea em continuidade com o terreno que a rodeia, E promovendo algumas características do mesmo que esta opção inevitavelmente proporciona, nomeadamente: dimensão e configuração do lote com entrada a Norte, distribuição funcional em relação estreita com as várias orientações solares e com a forma proposta para a habitação, modelação do terreno, imposta pela variação altimétrica do interior, que contraria o declive natural do terreno.
O projecto consiste em quatro blocos de moradias unifamiliares T3 em banda, agrupados dois a dois, um conjunto de 1 piso nas bandas A e B e um conjunto de 2 pisos nas bandas C e D.
A procura de unidade em cada conjunto, a orientação das habitações preferencialmente a Sul, a garantia da continuidade dos percursos públicos na área comum, a partir de qualquer rua de acesso até à piscina e a franca abertura às ruas, constituíram as premissas conceptuais.
A abordagem conceptual às bandas A e B residiu na procura de uma rentabilização da área atribuída e na perseguição de um ritmo dado pela repetição de volumes iguais, em que um acolhe o programa de serviços e salas, e o outro o programa privado da habitação. Na intersecção entre os dois volumes situa-se o pátio que faz a transição entre o exterior e a entrada da casa.
Para as bandas C e D, procurou-se um gesto unitário através da horizontalidade da viga que separa os dois pisos da edificação e abrange todo o conjunto. A volumetria confere um ritmo de avanços e recuos e determina a ocupação dos vários espaços que compõem o fogo dentro duma lógica funcional em que a zona de salas e serviços ocupam o piso inferior e os quartos, o piso superior.

site: atrem.eu

ver mais sobre o projecto:
bomsucesso.com.pt
habitarportugal.org
ultimasreportagens.com

Sem comentários:

Enviar um comentário