sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

ARQUITECTURA AO CENTRO #45



REABILITAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO SALÃO PAROQUIAL DO JUNCAL
PORTO DE MÓS, JUNCAL

Jordana Tomé e Victor Quaresma
Inês Oliveira
atelier Jordana Tomé Victor Quaresma
2014

Local
O Salão Paroquial localiza-se no largo de São Miguel, espaço público mais importante da Vila do Juncal. Em contraponto à Igreja de São Miguel que domina o largo do alto da escadaria, a fachada principal do Salão impõe-se na parte baixa do Largo. A fachada posterior implantada a uma cota inferior faz fronteira com terras de hortas e pomares.

Existente
O Salão Paroquial desempenhou um papel fundamental na vida sócio-cultural da comunidade do Juncal, desde o início do século XX: infantário, local público de refeições comunitárias, escola, sala de espectáculos para cinema e teatro. Estas diferentes apropriações originaram pequenas e sucessivas alterações que diminuíram a qualidade e dignidade do edifício. Nos anos 60 foi acrescentado um piso para o balcão e a zona de palco que hoje conserva. Em 2012, o edifício encontrava-se visivelmente degradado pelo que houve a necessidade urgente na sua recuperação.

Programa
Recuperar e requalificar o edifício existente e os seus espaços exteriores, recuperando a sua função de espaço recreativo e cultural adaptado às exigências actuais por parte da população e da legislação vigente. O programa requeria duas salas polivalentes – o salão original e outra sala para acolher as diversas actividades culturais e de lazer, instalações sanitárias e balneários, uma copa de apoio aos funcionários e um estrutura pergolar para um toldo exterior.

Proposta
Na sala principal de espectáculos e respectivo balcão é mantida a sua estrutura espacial e requalificadas as suas características formais e construtivas originais através da reconstrução de caixilharias e portas em madeira, pavimento em soalho, tecto em madeira pintada e boca de cena reinterpretando de acordo com o tempo presente mas mantendo a identidade/memória do edifício.
Foi instalada uma bancada amovível na zona da plateia e colocado um conjunto de cadeiras que melhoram o uso e visibilidade e conferem conforto e dignidade à sala.
A maior transformação ao nível da renovação foi feita no piso da cave e nos espaços exteriores. Ao nível da cave do edifício existente, exíguos compartimentos transformam-se numa ampla sala polivalente, balneários e arrumos. Nesta sala polivalente, o pé direito é aumentado onde o lambril em azulejo denuncia a escavação. É devolvida e incrementada a luz natural e ventilação transversal através da demolição de alguns acrescentos e introdução de novos vãos. Estes novos vãos, janelas de sacada, multiplicam a relação entre o interior e exterior.
A ampliação, no interior, acomoda as instalações sanitárias e a copa/ bar que estabelece uma relação franca com o exterior. A ampliação, no exterior, permite transformar a rampa existente em dois novos espaços: um adro à cota superior do largo com acesso à sala principal e um pátio à cota inferior. Estes espaços são ligados por uma escada e unificados por uma pérgola metálica

site: jtvq-atelier.com

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com.br
architizer.com
arquinfad.org
divisare.com
encomenda.oasrs.org
espacodearquitetura.com
formascriticas.blogspot.pt
homify.pt
metalocus.es
municipio-portodemos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário