quinta-feira, 2 de novembro de 2017

PROJECTAR #59


A 59.ª edição da actividade PROJECTAR volta a fazer uma etapa da sua itinerância em Ferreira do Zêzere, em mais uma sessão dupla, propondo-nos conhecer a vida e obra de Álvaro Siza e Rafael Moneo, a propósito do recém atribuído Praemium Imperiale a este último e que o arquitecto português também já recebeu em 1998, e terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, já no próximo dia 16 de Novembro, pelas 19h00.



Ambos da série Elogio de la luz, com direcção de Juan M. Martín de Blas, o primeiro é dedicado à vida e obra do arquitecto Álvaro Siza, e foi realizado por Adolfo Dufour Andía em 2003:

O mestre português, prémio Pritzker 1992, mostra-nos uma parte importante da sua variada obra. Igrejas, estações, museus, restaurantes ou piscinas, qualquer espaço serve ao talento de Siza.



O segundo documentário sobre a vida e obra do arquitecto Rafael Moneo, foi realizado por José Manuel Castillejo em 2003:

O Museu de Arte Romana de Mérida, El Kursaal de S. Sebastián e outras obras importantes são apresentadas hoje por RAFAEL MONEO, o único prémio PRITZKER de Arquitectura nascido em Espanha e mestre de várias gerações de arquitectos nacionais e internacionais.



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ferreira do Zêzere, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Ferreira do Zêzere

PROGRAMA:

16 de Novembro, 19h00
Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ferreira do Zêzere
ÁLVARO SIZA
Ordem no caos

(2003, Adolfo Dufour Andía, 30')
RAFAEL MONEO
Coragem e convicção

(2003, José Manuel Castillejo, 33')

Sem comentários:

Enviar um comentário