terça-feira, 7 de novembro de 2017

ARQUITECTURA AO CENTRO #25



CASA DA MATA
ÓBIDOS, VAU

João Perloiro, João Luís Ferreira, Paulo Perloiro, Paulo Martins Barata, Pedro Appleton
Promontório Arquitectos
2007

Situada na freguesia do Vau, concelho de Óbidos, a habitação unifamiliar do Bom-Sucesso resulta da encomenda de um projecto feito em 1997, mas que só se veio a concluir em 2006.
Servida por eficientes acessos a Lisboa, e ao centro do País, a denominada zona Oeste, e muito particularmente a área em redor da Lagoa de Óbidos, tem sido eleita como destino privilegiado de fim-de-semana.
Se o programa se mostra um paradigma relativamente comum - com as tradicionais áreas sociais generosas, quartos para família alargada, piscina e anexo - já o lugar eleito para o edificar mostra-se invulgar.
Um lugar criteriosamente escolhido, retirado sobre uma natureza peculiar, isolado e enquadrado pela relação com a paisagem. Destacam-se a vista sobre o lugar do Sobral da Lagoa na vertente de uma colina, a mutante e surpreendente cor dos campos retalhados pela agricultura artesanal, e uma mata densa, alta e diversa.
Nesse promontório sobre a reserva agrícola nacional, a topografia preparou uma plataforma onde se veio a estabelecer a construção.
Na aproximação, avista-se primeiro, de cima, mais do que um edifício, um sistema. Um conjunto de módulos iguais forma um rectângulo. Os módulos, constituídos de pilares e vigas assemblados, criam uma matriz sobre a qual se declinam variações recorrentes sobre um tema classizante: um paramento cego; um vão; um vazio; uma pérgola.
O sistema tectónico expresso no carácter constitutivo dos elementos adquire uma solidez redobrada através da identidade material do betão, do ferro, da madeira ou do reboco cru, sem acabamentos, como que na expectativa de ser invadido pela própria natureza.
A casa produz uma fronteira entre os universos públio e privado. À zona de entrada corresponde um espaço de acolhimento confinado. Mas é trespassando a casa através da entrada que se acede à varanda, formalmente como uma loggia, sobre a vista a nascente e sul e o amplo relvado sobre a mata.
As pérgolas de madeira que preenchem alguns módulos da cobertura exploram a expressividade da luz solar na sombra própria e projectada sobre as paredes brancas, desenhando ao longo do dia e do ano, versões aparentemente distintas do mesmo que contêm.
A casa no Bom-Sucesso procura, no enquadramento rústico, reconhecer-se nos sinais de uma geometria exaustivamente procurada no ordenamento das pequenas parcelas de território agrícola. Na convivência coma natureza, com a paisagem do tempo em ciclos de expressão estival.

site: promontorio.net

ver mais sobre o projecto:
promontorio.net
ultimasreportagens.com

Sem comentários:

Enviar um comentário