quinta-feira, 5 de outubro de 2017

PROJECTAR #58

A actividade PROJECTAR regressa a Leiria para a 58.ª edição em mais uma sessão dupla, com dois documentários dedicados a edifícios de habitação social separados por mais de uma centena de anos, o Familistério de Guise, de André Godin e o Nemausus 1 em Nîmes, projectado por Jean Nouvel, e terá lugar no Auditório Artur Manuel Silva no Mercado de Sant´Ana, no dia 19 de Outubro, pelas 19h00.



Ambos da série Architectures, o primeiro é dedicado ao Familistério em Guise, projectado pelo seu promotor, André Godin, e foi realizado por Catherine Adda em 1996:

O Familistério de Guise é o antepassado da habitação social. O habitat comunitário é para Jean-Baptiste André Godin, o criador, o arquitecto, o construtor e o proprietário do edifício, a pedra angular de uma nova sociedade...

Na primeira metade do século XIX, a revolução industrial atrai uma vasta população para as cidades onde nada está preparado para a acolher. As primeiras habitações operárias são construídas segundo o modelo da casa individual. Os industriais, mesmo os mais esclarecidos, temem a habitação colectiva: juntar a massa operária em alojamentos colectivos seria criar focos de insurreição nesses tempos de agitação revolucionária. O Familistério de Guise ignora essas reticências: um único edifício com 450 metros de desenvolvimento, constituído por um rés-do-chão, três andares e sótãos acessíveis por dezasseis escadas colectivas que servem apartamentos destinados a lojar 1.500 pessoas - o equivalente a 300 casas individuais.




O segundo documentário sobre o conjunto de habitação a custos controlados Nemausus 1, em Nîmes, do arquitecto Jean Nouvel, foi realizado por Richard Copans e Stan Neumann em 1995:

Antes de assinar o Musée du Quai Branly, Jean Nouvel concebeu Némausus 1, uma verdadeira revolução na arquitectura da habitação social.

Pelo mesmo custo, uma superfície superior em 30 % à das habitações a custos controlados correntes! 114 apartamentos sociais são encomendados a Jean Nouvel pela Câmara de Nîmes. A forma de Nemausus, o seu aspecto de nave espacial saída da "Guerra das Estrelas", foram depois copiados a torto e a direito. Mas para Jean Nouvel, esta forma não é um capricho de artista. É o resultado de uma abordagem rigorosa, de uma batalha pelo espaço, de uma luta contra os custos. Ganhar espaço para os apartamentos minimizando os espaços colectivos cobertos, despejando todas as circulações (escadas e corredores) para o exterior. Ganhar espaço ganhando luz: todos os apartamentos são "transversais", iluminados naturalmente por aberturas a norte e a sul.





Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do Auditório Artur Manuel Silva no Mercado de Sant´Ana, em Leiria, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Leiria

PROGRAMA:

19 de Outubro, 19h00
Auditório Artur Manuel Silva (Mercado de Sant´Ana), Leiria
O Familistério de Guise
Uma cidade radiosa no século XIX
ANDRÉ GODIN

(1996, Catherine Adda, 28')
Nemausus 1
Habitação a Custos Controlados dos anos 80
JEAN NOUVEL

(1995, Richard Copans e Stan Neumann, 26')

Sem comentários:

Enviar um comentário