quarta-feira, 20 de setembro de 2017

PROJECTAR COM CÉSAR PORTELA


César Portela será o tema do segundo documentário da próxima sessão (dupla) da actividade PROJECTAR, que terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré no dia 21 de Setembro, pelas 19h00.

CÉSAR PORTELA (1937- )

César Portela Fernández-Jardón nasceu em Pontevedra em 18 de Abril de 1937, filho de Agustín Portela Paz, desenhador e aparelhador.

Estudou nas Escolas Superiores de Arquitectura de Madrid e de Barcelona, obtendo a licenciatura em 1966, e dois anos depois o doutoramento. Foi professor catedrático de projectos durante 20 anos na Escola Técnica Superior de Arquitectura da Galiza.

Trabalhou em Pontevedra, Galiza, em conjunto com a então sua mulher, a arquitecta Pascuala Campos de Michelena, desenvolvendo em colaboração vários projectos de que se destacam o conjunto de casas para ciganos em Campañó, Poio (1971-1973), o bloco residencial no polígono de Campolongo, Pontevedra (1973) e as câmaras municipais de Pontecesures, A Coruña (1973-1975) e Forcarei, Pontevedra (1974-1980).

César Portela tem sido convidado a dar aulas em numerosas univerisades, tendo sido Professor Convidado, entre outras, na Escola Superior de Arquitectura de Pamplona, de Nancy, de Caracas, de Lisboa, ou de Weimar. Também dirigiu diversos Seminários e Workshops de arquitectura, alguns tão relevantes como o dirigido em colaboração com Aldo Rossi em Santiago de Compostela (1974), e em Nápoles, Sevilla, Barcelona, Belfort, Caracas, ou a IV Bienal de Arquitectura de Santander, e, mais recentemente, o Seminário sobre Cultura e Natureza: Arquitectura e Paisagem, patrocinado pela Universidade Menéndez Pelayo na Ilha de San Simón, Vigo, assim como o Seminário de Arquitectura da Universidade de Weimar.

Entre as suas obras mais recentes destacam-se a Faculdade de Belas Artes de Pontevedra (1990), o Domus-Casa do Home em colaboração com Arata Isozaki (1995), La Coruña, o Farol de Punta Nariga (1995), Malpica, o Cemitério de Finisterra (2002), La Coruña, pelo qual recebeu o Prémio Europeu Philippe Rotthier, o Museu do Mar da Galiza em colaboração Aldo Rossi (2002), Vigo, a Estação de Autocarros de Córdova (1999) com o qual foi distinguido com o Prémio Nacional de Arquitectura de Espanha, o Palácio de Congressos de La Coruña em colaboração com Ricardo Bofill (2003), o Auditório e Palácio de Congressos Mar de Vigo (2011), ou a ampliação do Aeroporto de Vigo - Peinador (2014), também em Vigo.

Para além dos prémios já referidos, entre outras distinções, recebeu a Medalha de Ouro do Conselho da Europa pela reabilitação da Carballeira de Santa Miña e envolvente, em 1982, o Prémio do Instituto Japonês de Arquitectura pela Ponte Azuma, no Japão, em 1995, ou o Primeiro Prémio Internacional de Arquitectura em Pedra (1998), em Verona, pelo Edifício Domus em A Coruña.


Cemitério Finisterra

Informações sobre os documentários aqui.
Mapa de localização do local onde decorrerá a sessão aqui.

Apoio:
Município da Nazaré

PROGRAMA:

21 de Setembro, 19h00
Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré
ALBERTO CAMPO BAEZA
Luz e harmonía

(2003, José Manuel Castillejo, 25')
CÉSAR PORTELA
A arquitectura solidária

(2003, Adolfo Dufour Andía, 31')

Sem comentários:

Enviar um comentário