segunda-feira, 25 de setembro de 2017

ARQUITECTURA AO CENTRO #16



CASA XIEIRA 2
LEIRIA, CARANGUEJEIRA

Sara Oliveira e Marco Guarda
A2+ Arquitectos
2011

Implantado num terreno estreito de Norte a Sul, o projecto nasce com o objetivo de construir uma casa com um único piso. A tipologia foi definida de acordo com o acesso à melhor luz solar, já que esta é uma das riquezas deste país mediterrâneo. Por isso, todos os quartos estão orientados para Leste, sendo a sala de estar (espaço com mais permanência) a Sul, a cozinha a Oeste e a garagem a Norte, onde a funcionalidade é a simbiose do projecto.
A relação profissional do proprietário com o sector florestal, permitiu-nos procurar fontes de inspiração na região. Estamos no lado oeste do país, perto da cidade de Leiria que se distingue por madeireiras e os míticos pinhais (criado pelo rei D. Dinis para proteger a cidade de tempestades de areia e os ventos húmidos que sopram do Oceano Atlântico).
Este foi o ponto principal do projecto, o que nos permitiu aproveitar as tábuas de cofragem de pinho tradicionais utilizadas na elaboração das paredes de betão aparente nas paredes principais da casa.
A simplicidade do projecto exprimida por volumes torcidos, claramente criando um pátio interior que indica o acesso pedonal à entrada principal da casa. Estas indicações são dadas a ver pelas formas curvilíneas das paredes de betão aparente.
Na medida em que foi utilizada a inspiração, o projecto foi o resultado de uma constante metamorfose do moderno e minimalista, frágil e tradicional, exuberante, bruto.
Assim, os elementos foram ligados com o trabalho das cofragens de madeira no betão aparente e a criação de formas curvilíneas e modernas, entre a cor preta no betão e o gesso branco tradicional, entre as fachadas negras de xisto e a calçada portuguesa, entre os volumes de escala maciça e treliças finas de protecção solar ou as largas janelas de vidro.
Como resultado deste exercício é criada uma tipologia de habitação unifamiliar. Este projecto distingue-se dos outros pela sua presença discreta, sem negar as raízes profundas da sua cultura.

site: a2mais.com

ver mais sobre o projecto:
archdaily.com
archdaily.com.br
archello.com
archilovers.com
dezeen.com
facebook.com/pg/a2mais
homify.pt
inhabitat.com
plataformaarquitectura.cl
ultimasreportagens.com

Sem comentários:

Enviar um comentário