sexta-feira, 23 de junho de 2017

PROJECTAR #55



A 55.ª edição da actividade PROJECTAR propõe nova sessão dupla, dedicada a momentos revolucionários da arquitectura protagonizados por uma casa de campo, projectada por Andrea Palladio, e um edifício de carácter industrial, desenhado por Claude-Nicolas Ledoux, e terá lugar no auditório da sede da Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos, em Abrantes, já no próximo dia 28 de Junho, pelas 19h00.



Ambos da série Architectures, o primeiro é dedicado à Villa Barbaro, e foi realizado por Stan Neumann em 2006:

Um episódio inédito da série "Arquitecturas" : a Villa Barbaro concebida por Andrea Palladio no século XVI.

Por volta de 1560, em Maser, os irmãos Barbaro, de uma das mais importantes famílias de Veneza, encomendam ao arquitecto Andrea Palladio a construção de uma casa de campo e ao pintor Véronèse a decoração das suas paredes. Antigo canteiro, o arquitecto inventa um novo tipo de residência rural, meio palácio, meio quinta. A villa paladiana é uma revolução. Pela primeira vez, a grande arquitectura preocupa-se com as funções do habitar, procurando ligar o belo e o útil, a coluna do templo e o celeiro...



O segundo documentário sobre a Salina de Arc-et-Senans, foi realizado por Stan Neumann e Richard Copans em 2004:

A salina de Arc-et-Senans construída por Claude-Nicolas Ledoux no século XVIII é uma utopia arquitectónica que serviu de referência aos maiores arquitectos modernos, de Gropius a Le Corbusier...

A Saline de Arc construída entre 1775 e 1779 representa uma revolução na arquitectura, uma década antes da Revolução propriamente dita. Ledoux pretende reinventar a arquitectura, como Rousseau quer reinventar o Contrato Social retornando às origens, aos "princípios naturais".




Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório da sede da Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos, em Abrantes, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Abrantes

PROGRAMA:

28 de Junho, 19h00
Sede da Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos, Abrantes
A Villa Barbaro (Villa de Maser)
ANDREA PALLADIO

(2006, Stan Neumann, 26')
A Salina de Arc-et-Senans
CLAUDE-NICOLAS LEDOUX

(2004, Stan Neumann e Richard Copans, 25')

Sem comentários:

Enviar um comentário