quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

PROJECTAR #48


A quadragésima oitava sessão da actividade PROJECTAR desafia-nos a conhecer a singular espacialidade das obras da arquitecta Zaha Hadid, em Wolfsburg, e da dupla japonesa do gabinete SANAA, Kazuyo Sejima e Ryûe Nishizawa, em Lausanne, em mais uma sessão dupla que terá lugar na Sala Teófilo Carvalho dos Santos, nos Paços do Concelho de Alenquer, no próximo dia 15 de Dezembro, pelas 19h00.



Ambos da série Architectures, o primeiro documentário, realizado por Richard Copans em 2006, leva-nos a conhecer o Centro de Ciências Phaeno, projectado pela arquitecta Zaha Hadid:
Um edifício excepcional criado por Zaha Hadid, a única mulher arquitecta no grande palco internacional, recentemente desaparecida.
No final dos anos 1990, para afirmar uma identidade forte face ao seu poderoso contribuinte Volkswagen, a cidade de Wolfsburg, situada entre Berlim e Hanôver, decide construir um Centro de Ciências. O projecto é atribuído à arquitecta Zaha Hadid, única mulher arquitecta no palco internacional, que imagina um edifício triangular pousado sobre cones onde se alojam as funções secundárias (recepção, restaurante, loja). Denominado Phaeno (como fenómeno), ele acolhe duzentos e cinquenta locais de experimentação científica, lúdicos e pedagógicos. O edifício propõe um trajecto, um encadeamento de pontos de vista, um modo de estar no mundo e de experimentar o espaço, uma experiência a viver ao mesmo nível que as experiências sobre a visão, a matéria ou a energia.


in: http://boutique.arte.tv/f1647-architecturesphaeno



O edifício em foco no segundo documentário, realizado em 2012 por Juliette Garcias, é o Centro de Aprendizagem Rolex, projectado pela dupla japonesa do gabinete SANAA, Kazuyo Sejima e Ryûe Nishizawa:
Pousado nas margens do lago Léman, uma onda de betão e de vidro, que inspira, desde a sua construção em 2010, inúmeras metáforas!
Alguns vêem nele uma fatia de Emmental, um tecido molecular, outros ainda um tapete voador carcomido. É verdade que o edifício não se parece com nada conhecido e a sua forma não permite realmente adivinhar o que abriga. É o que chamam um Centro de Aprendizagem, um novo conceito que designa um espaço multifuncional dedicado ao conhecimento.
Neste volume flutuante de mais de 20.000 m2, não há uma única parede. Às divisórias que separam, os arquitectos preferiram uma topografia artificial, feita de montes em suave inclinação e vales. Os estudantes deambulam, passam da biblioteca ao restaurante, das salas de trabalho à sala de conferências deslizando de uma colina para um vale, sem nunca atravessar uma porta. O público fabrica o seu próprio caminho, de acordo com a sua curiosidade, em espaços nos quais ele tem de transformar ou reinventar as funções.
É um lugar sem igual, grande gesto plástico de arquitecto, que revoluciona a nossa concepção do espaço e propõe uma experiência física completamente inédita.


in: http://boutique.arte.tv/f8545-architectures_rolex_learning_center



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação da Sala Teófilo Carvalho dos Santos, nos Paços do Concelho de Alenquer, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Alenquer

PROGRAMA:

15 de Dezembro, 19h00
Sala Teófilo Carvalho dos Santos, Paços do Concelho de Alenquer
Phaeno, o edifício paisagem
ZAHA HADID

(2006, Richard Copans, 26')
O Centro de Aprendizagem Rolex
KAZUYO SEJIMA e RYÛE NISHIZAWA

(2012, Juliette Garcias, 26')

Sem comentários:

Enviar um comentário