segunda-feira, 3 de outubro de 2016

HÁ DEZ ANOS - LANÇAMENTO DO PAPELPAREDE 00º NO DIA MUNDIAL DA ARQUITECTURA


Há dez anos, a 2 de Outubro de 2006, o Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos assinalou o Dia Mundial da Arquitectura com o lançamento da publicação periódica PAPELPAREDE, no Palácio dos Governadores – Castelo de Abrantes.


Pretende-se com esta iniciativa divulgar não só a Arquitectura mas também as artes, o território, a paisagem, a imagem e as ciências sociais, num contributo para estimular a cultura local.
Quer ser um palco natural para o estabelecimento de diálogos interdisciplinares, de abertura a todos os interlocutores externos proporcionando uma maior abrangência temática, reafirmando a importância dos diferentes temas desenvolvidos, como factores culturais fundamentais para a vida contemporânea e como uma mais valia para as nossas comunidades.
Desta forma, o Núcleo do Médio Tejo, dá início a um percurso com o número 0 com o tema “Não Lugares” – tendo como denominador comum a A23, um não lugar por excelência.
Foram impressos 1.000 exemplares com distribuição gratuita pelos arquitectos da região, entidades e instituições locais, regionais e nacionais, meios de comunicação social e ainda disponibilizados em locais de confluência de arquitectos e não só.
Iniciou-se de imediato o desenvolvimento dos conteúdos do número 1, dedicado ao tema “Casa”.



O PAPELPAREDE foi apresentado numa instalação multimédia em cenário eleito pela sua forte identidade e valor histórico.



A iniciativa contou com a presença de cerca de meia centena de pessoas, entre arquitectos e população em geral.


Seguiu-se um jantar de convívio que contou com a presença de cerca de três dezenas de arquitectos e pessoas da região.



Este número do PAPELPAREDE pode ser folheado aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário