quarta-feira, 6 de julho de 2016

PROJECTAR COM ARNE JACOBSEN


O arquitecto ARNE JACOBSEN é o autor do projecto que será abordado no primeiro documentário da próxima sessão dupla PROJECTAR, dedicada à temática do turismo e lazer, a realizar na quinta-feira, dia 7 de Julho, pelas 19h00, no auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de PENICHE.

ARNE JACOBSEN (1902-1971)

Arne Emil Jacobsen nasceu a 11 de Fevereiro de 1902 em Copenhaga. Depois de um estágio como aprendiz de pedreiro, Jacobsen ingressou na Escola de Arquitectura da Academia Real de Belas Artes onde de 1924 a 1927 foi aluno de Kay Fisker e Kaj Gottlob, ambos arquitectos e designers.

Ainda estudante, em 1925 participou na Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, em Paris, na qual ganhou uma medalha de prata pela concepção de uma cadeira. Aí foi também arrebatado pela estética pioneira do pavilhão L'Esprit Nouveau, de Le Corbusier.

Por essa altura viajou também até à Alemanha, onde travou conhecimento com a arquitectura racionalista de Mies van der Rohe e Walter Gropius. Essas obras influenciaram os seus primeiros projectos, incluindo o seu projecto de fim de curso, o qual foi premiado com uma medalha de ouro.

Em 1929, em colaboração com Flemming Lassen, venceu o concurso promovido pela Associação de Arquitectos da Dinamarca para a concepção da "Casa do Futuro", a qual foi construída à escala natural para a respectiva exposição no Forum de Copenhaga, e que lhe granjeou o reconhecimento imediato como arquitecto ultra-moderno.

No ano seguinte estabeleceu-se em gabinete próprio, e concebeu, entre outras, a casa Rothenborg que desenhou até ao mínimo pormenor, uma característica de muitos dos seus trabalhos posteriores.

Venceu o concurso do Município de Gentofte para projectar o complexo da estância balnear de Klampenborg, na costa Øresund, perto de Copenhaga, que constituiu a sua grande revelação pública na Dinamarca, composto por vários elementos: a praia de Bellevue (1932), incluindo as características torres de vigia, cabines de vestiário e até o vestuário dos empregados; os edifícios de apartamentos Bellavista (1934); e um restaurante e o Teatro Bellevue (1936).

O reconhecimento como um dos expoentes da arquitectura moderna na Dinamarca não o livrou de fortes críticas, precisamente pelo uso desse estilo, como na construção do edifício Stelling (1934-37) na praça histórica Gammeltorv, em Copenhaga, mais tarde apontado como um bom exemplo de intervenção em sítios históricos, ou do seu projecto vencedor (com Erik Møller) no concurso para a Câmara Municipal de Århus (1939-42).

Durante a Segunda Guerra Mundial, teve de se refugiar na Suécia em 1943 devido às suas origens judaicas, onde se dedicou essencialmente a desenhar tecidos e papel de parede. Com o final da guerra em 1945, regressou à Dinamarca onde retomou a sua actividade profissional.

Deste período destacam-se a construção dos conjuntos de casas de Søholm I (1946-50), uma das quais o próprio Jacobsen habitou até ao fim da sua vida, Søholm II (1952) e III (1954), em Klampenborg, e o de Alléhusene, Gentofte, em Copenhaga (1949–1953), marcados por um experimentalismo em torno de materiais tradicionais.

Do bom uso e combinação de diferentes materiais são exemplo o edifício para a Câmara Municipal de Rødovre (1952-56), com a sua escadaria suspensa do tecto por cabos de aço, ou a Escola de Munkegaard (1957), em Copenhaga, com os seus pavilhões ligados por corredores de vidro em torno de pequenos pátios.

A reputação internacional que acumula com a realização destas obras, bem como com a construção do Hotel Royal SAS (1956-60), em Copenhaga, considerado o primeiro "designer hotel" do mundo, traduz-se no convite para participar em concursos ou realizar projectos na Alemanha, e para a construção do St. Catherine's College (1964-66), em Oxford, no Reino Unido.

Quando Arne Jacobsen morreu inesperadamente em 1971, tinha uma série de grandes projectos em curso, incluindo um novo edifício para a Câmara Municipal de Mainz (1966-73), na Alemanha, o Banco Nacional da Dinamarca (1965-71 e 1978) em Copenhaga, ou a Real Embaixada da Dinamarca em Londres (1976-77). Este projectos foram continuados e concluídos pelo gabinete Dissing+Weitling, uma firma montada pelos seus principais colaboradores Hans Dissing e Otto Weitling.

adaptado a partir de en.wikipedia.org e de www.arne-jacobsen.com

Banco Nacional da Dinamarca (1965-71)

Informações sobre os documentários aqui.
Mapa de localização do local onde decorrerá a sessão aqui.

Apoio:
Município de Peniche

PROGRAMA:

7 de Julho, 19h00
Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche
O Hotel Royal SAS
ARNE JACOBSEN
(2008, Richard Copans, 25')
As Termas de Pedra
PETER ZUMTHOR
(2001, Richard Copans, 26')

Sem comentários:

Enviar um comentário