quinta-feira, 21 de julho de 2016

PROJECTAR #44


A quadragésima quarta sessão (mais uma vez dupla) da actividade PROJECTAR, com a temática da reabilitação a presidir à selecção dos documentários a exibir, ocorre (pela primeira vez) no mês de Agosto, no dia 4 e terá lugar no auditório do reabilitado Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, pelas 19h00.

Ambos da série Architectures, o primeiro, realizado por Richard Copans em 2012, apresenta-nos a reconversão de uma antiga fábrica em centro social e cultural pela arquitecta italo-brasileira Lina Bo Bardi entre 1977 e 1986.

No bairro de Palmeiras, em São Paulo, uma antiga fábrica alinha as suas oficinas de princípios do século XX com estranhos blocos de betão que se erguem face à cidade e às suas torres.
Um centro social e cultural destinado aos empregados do comércio. A sua autora, a arquitecta Lina Bo Bardi, prefere falar de uma «cidade do lazer», como um símbolo, da reconversão de um local de trabalho e afirmação de uma alternativa perante a Metrópole. Uma obra prima da «Architettura Povera».?


in: http://boutique.arte.tv/f8611-architectures_citadelle_loisir_centre_social_pompeia



O segundo documentário, realizado em 2011 por Juliette Garcia, é dedicado à recuperação e adaptação de um edifício administrativo nos arredores de Paris, concebido pelo arquitecto Jacques Kalisz em 1969, em Centro Nacional da Dança pela dupla de arquitectas Antoinette Robain e Claire Guieysse em 2004.

A mutação de um mastodonte de betão, o Centro Administrativo de Patin (1969) em Centro Nacional da Dança (2004)...
... ou o bem sucedido encontro entre Brutus e as bailarinas. Uma reabilitação arquitectónica que deve sem dúvida o seu sucesso à força monumental do edifício original.

in: http://boutique.arte.tv/f8607-architectures_centre_national_de_la_danse



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de entrada livre mas limitadas à lotação do auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, disponibilizado para o efeito.

Apoio:
Município da Marinha Grande

PROGRAMA:

4 de Agosto, 19h00
Auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande
A Cidade do Lazer, o Centro Social Pompeia em São Paulo
LINA BO BARDI
(2012, Richard Copans, 26')
O Centro Nacional da Dança
J. KALISZ, A. ROBAIN & C. GUIEYSSE
(2011, Juliette Garcia, 26')

Sem comentários:

Enviar um comentário