quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

PROJECTAR #38


O arquitecto Nuno Teotónio Pereira, falecido no passado dia 20 de Janeiro, será a figura em foco na trigésima oitava sessão da actividade PROJECTAR, no próximo dia 18 de Fevereiro, pelas 19h00, a ter lugar na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade no Fundão.

Mais uma sessão dupla, o primeiro documentário, da série "Magazine de Arquitectura e Decoração", foi realizado em 1993 por Edgar Feldman, originalmente transmitido na RTP2, em 12 de Maio de 1993.
Programa apresentado pelo arquitecto Manuel Graça Dias, e dedicado ao arquitecto Nuno Teotónio Pereira. Inclui referência ao seu percurso biográfico, académico e profissional, entrevista no atelier, e visita à Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, uma das suas obras mais conhecidas.

in: http://www.rtp.pt/arquivo/index.php?article=660&tm=22&visual=4



O segundo, é uma reportagem realizada por Henrique Matos em 2012, intitulada "Nuno Teotónio Pereira: um arquiteto da justiça social", transmitida no programa 70 x 7, na RTP2, em 22 de Julho de 2012.
A reportagem visitou algumas das obras do arquiteto e recuperou as declarações que deu ao programa em 2004, a propósito da igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, monumento nacional que desenhou com Nuno Portas.
A emissão inclui depoimentos de Nuno Portas, João Alves da Cunha, membro do Grupo de Arquitetura do SNPC, e padre José Tolentino Mendonça, diretor do mesmo organismo, além de um excerto da intervenção de D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, durante a sessão de entrega do prémio, a 11 de julho, na sala de conferências da igreja do Sagrado Coração de Jesus.
O Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes pretende realçar a obra de personalidades e instituições no diálogo entre a Igreja Católica e a Cultura.

in: http://www.snpcultura.org/nuno_teotonio_pereira_e_premio_arvore_da_vida_em_destaque_programa_70x7.html



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade no Fundão, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município do Fundão

PROGRAMA:

18 de Fevereiro, 19h00
Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, Fundão
NUNO TEOTÓNIO PEREIRA
(1993, Edgar Feldman, 23')
NUNO TEOTÓNIO PEREIRA
um arquiteto da justiça social

(2012, Henrique Matos, 25')

Sem comentários:

Enviar um comentário