terça-feira, 12 de janeiro de 2016

PROJECTAR #37


No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 19h00, realiza-se a trigésima sétima sessão da actividade PROJECTAR, de regresso ao Estúdio 121 no Entroncamento, para mais uma sessão dupla de documentários de arquitectura, ambos da série Architectures, desta vez sobre estações ferroviárias.

O primeiro, realizado por Richard Copans em 1999, é dedicado à Gare Saint-Pancras, em Londres, construída em meados do século XIX com projectos do engenheiro William Barlow e do arquitecto Sir George Gilbert Scott.
Em Londres, no século XIX, a Midland Company manda construir a gare de Saint-Pancras, composta por uma nave em ferro (a mais alta à época) e por um hotel de luxo.
Quando a Midland Company adquire o direito de construir uma gare em 1863, ela confia o estaleiro a um dos mais brilhantes engenheiros, William Barlow. Ele torna a nave que abrigará os cais na mais alta da época e realiza uma façanha com esta estrutura de vão único de 73 metros, sem vigas nem pilares. Mas uma vez que uma estação era também um hotel para os viajantes, a construção do hotel é confiada ao arquitecto Sir George Gilbert Scott: o Midland Grand será o maior e o mais luxuoso hotel da capital...

in: http://boutique.arte.tv/f5370-architectures_gare_saint_pancras



O segundo, realizado por Catherine Adda em 1998, debruça-se sobre a estação Satolas-TGV, projectada pelo arquitecto espanhol Santiago Calatrava.
Em 1994, a região Rhône-Alpes lança um concurso internacional para a concepção de uma nova estação TGV. "Monumento" à glória do TGV, a estação situa-se em plena planície lionesa. Maquetes e imagens de síntese dissecam o projecto construtivo.
O programa é complexo dado que tem três clientes distintos, cada qual com seus constrangimentos particulares. O Conselho Regional pretende um monumento que seja um símbolo da região, a SNCF uma estação que celebre o TGV, comboio dos tempos modernos, e a Câmara do Comércio e Indústria de Lyon quer acima de tudo que a nova estação não oculte o aeroporto, com o o qual ela deverá estar ligada. Sem contar com o quarto mosqueteiro, o premiado arquitecto Santiago Calatrava, que satisfazendo em tudo o programa requerido, vai permitir-se aí exprimir o seu próprio temperamento. Este singular arquitecto, apaixonado pelo movimento e cuja dupla formação (Belas Artes em Espanha e Politécnico em Zurique), lhe permite esticar ao máximo as forças postas em jogo na estação. No final, a arquitectura amplifica a estrutura e sublima o movimento: o átrio da estação assemelha-se a um gigantesco pássaro prestes a levantar vôo, e os cais da estação são como acenos de honra de homens que saúdam a passagem dos TGV que atravessam a estação a 300 Km/h no espaço de alguns segundos.

in: http://boutique.arte.tv/f367-architecturessatolastgv




Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do Estúdio 121, no Entroncamento, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município do Entroncamento

PROGRAMA:

21 de Janeiro, 19h00
Estúdio 121, Entroncamento
La Gare Saint Pancras
WILLIAM BARLOW + GEORGE GILBERT SCOTT

(1999, Richard Copans, 25')
Satolas-TGV
SANTIAGO CALATRAVA

(1998, Catherine Adda, 28')

Sem comentários:

Enviar um comentário