quarta-feira, 14 de outubro de 2015

PROJECTAR #34

A trigésima quarta sessão da actividade PROJECTAR vai ser acolhida pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, no próximo dia 22 de Outubro, pelas 19h00 no Auditório EP1, para mais uma sessão dupla de documentários de arquitectura.

O primeiro, da série Arquitectura, realizado por Edgar Feldman em 1993 e apresentado por Manuel Graça Dias, é dedicado ao arquitecto Vítor Figueiredo, autor do projecto da escola onde será exibido e que nele é focado ainda em maquete (e com o qual foi agraciado com o prémio Secil Arquitectura de 1998), entre outros projectos de habitação social e uma panorâmica da sua carreira.


O segundo, da série Architectures e realizado em 2011 por Richard Copans, é sobre a Universidade de Mulheres EWHA, em Seul na Coreia do Sul, projecto da autoria do arquitecto francês Dominique Perrrault.

Em Seul, Dominique Perrault retoma um dos temas que lhe é caro: a ocultação da arquitectura.

Considerada uma das melhores do mundo, a universidade de mulheres EWHA acolhe mais de vinte mil estudantes. Em 2002, a instituição lançou um concurso internacional: conceber uma área de 70.000 metros quadrados onde devem coexistir locais de estudo (salas de aulas, anfiteatros, bibliotecas...), administração e espaços comerciais (teatro, cinema, cafetaria, lojas...). De um lado e outro de uma larga escavação, as instalações são totalmente enterradas; as suas coberturas ajardinadas reproduzem a inclinação natural do terreno. As duas fachadas revestidas em espelho desenham altas falésias de vidro.


In http://boutique.arte.tv/f7090-architectures_universite_cachee_seoul


Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório EP1 que, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, está disponível para o efeito.

Apoio:
Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha
Instituto Politécnico de Leiria


PROGRAMA:

22 de Outubro
Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha
VÍTOR FIGUEIREDO
(1993, Edgar Feldman, 25')
L'Université cachée de Séoul
DOMINIQUE PERRAULT

(2011, Richard Copans, 26')

Sem comentários:

Enviar um comentário