terça-feira, 15 de setembro de 2015

(A)RISCAR O PATRIMÓNIO EM TOMAR


Decorrido praticamente um ano desde a primeira edição da iniciativa (a)Riscar Património, a Direcção-Geral do Património Cultural, com o apoio dos Urban Sketchers Portugal, retoma esta iniciativa, sensivelmente na mesma data - em consonância com as comemorações associadas às Jornadas Europeias do Património. As Jornadas Europeias do Património terão lugar nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, com inúmeras actividades de índole cultural de Norte a Sul do País, sob o lema “Património Industrial e Técnico”; o Sábado, dia 26 de Setembro, foi o dia escolhido para relançar o (a)Riscar o Património, também dedicado ao Património Industrial e Técnico, num repto a todos os praticantes, profissionais, amantes ou curiosos do desenho e do sketching.

Com o mote Património Industrial e Técnico, o (a)Riscar o Património 2015 terá lugar num edifício, conjunto ou sítio que, nas respectivas localidades - Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Montemor-o-Velho, Tomar, Torres Vedras, Lisboa, Castelo Branco, Évora, Ponta Delgada e Funchal - seja representativo desta tipologia.

Em Tomar o encontro terá lugar nos Lagares d'El Rei, na Levada de Tomar (junto à ponte velha e rua da corredoura), a partir das 10h00, juntando-nos às actividades desenvolvidas no mesmo âmbito pelo Município de Tomar.

Quem pretender participar nas visitas guiadas promovidas pelo Município de Tomar deverá proceder à respectiva inscrição (gratuita) até 24 de Setembro.

O blog www.ariscaropatrimonio.wordpress.com reúne todas as informações relativas à actividade deste ano, assim como os desenhos enviados pelos participantes em 2014 e as fotografias dos diversos momentos registados nas localidades onde o evento decorreu. No dia 25 de Setembro, pelas 18h, terá lugar a inauguração da exposição de desenhos decorrentes do (a)Riscar 2014, no Museu Nacional de Arqueologia: uma selecção de cerca de 80 desenhos, feita a partir dos 300 enviados, e que ilustram bem a Diversidade e singularidade de estilos, temas e locais representados.

Sem comentários:

Enviar um comentário