terça-feira, 21 de julho de 2015

PROJECTAR COM ALEXANDRE ALVES COSTA


ALEXANDRE ALVES COSTA e SÉRGIO FERNANDEZ serão os protagonistas dos documentários a exibir na sessão dupla da trigésima segunda edição da actividade PROJECTAR, no próximo dia 23 de Julho, pelas 19h00, no auditório dos Paços do Concelho de OURÉM.

ALEXANDRE ALVES COSTA (1939- )

Alexandre Vieira Pinto Alves Costa nasceu no Porto, a 2 de Fevereiro de 1939. Nesta cidade frequentou o curso de Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, após o qual estagiou no Laboratório Nacional de Engenharia Civil com Nuno Portas, tendo obtido o diploma de Arquitecto em 1966.

Nos anos sessenta, para além de se ocupar com a formação em arquitectura, envolveu-se activamente no combate político à ditadura fascista. Tornou-se membro do Partido Comunista Português (1961-1968), tendo sido preso três vezes pela PIDE. Em 1962, integrou o I Secretariado Nacional de Estudantes com Jorge Sampaio e António Taborda.

Desde 1970 que Alexandre Alves Costa exerce a profissão de arquitecto em regime liberal. Em 1972 deu início à sua carreira no ensino universitário, nas áreas de Projecto e História da Arquitectura Portuguesa.

Colaborou, entre outros, com os arquitectos Álvaro Siza Vieira, Camilo Cortesão, José Luís Gomes, J. M. Soares, A. Corte Real e Sérgio Fernandez e com a Câmara Municipal do Porto, riscando projectos para vários municípios, nomeadamente para o Porto, Matosinhos, Coimbra, Viseu e Lisboa.

No período pós 25 de Abril de 1974, fez parte da Comissão Coordenadora do SAAL/Norte, responsável pelo sector de Planeamento e Apoio ao Projecto. Foi "Adviser" da delegação oficial de Portugal à Conferência das Nações Unidas sobre Estabelecimentos Humanos – Habitat, Vancouver, Canadá (1976). Durante a Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, Alexandre Alves Costa foi um dos quatro vencedores do concurso de ideias para a renovação da baixa portuense (zona Leste B).

Na Universidade do Porto integrou a Comissão Instaladora do Curso de Arquitectura da FAUP, em 1979, desempenhou os cargos de Presidente do Conselho Directivo e de Presidente do Conselho Científico e dirigiu o 1.º Programa de Doutoramento em Arquitectura. Hoje é Professor Catedrático Jubilado da U.Porto. Na Universidade de Coimbra e na Universidade do Minho, em 1988 e 1997, respectivamente, foi membro das comissões instaladoras dos cursos de Arquitectura.

Alexandre Alves Costa também tem dedicado parte do seu tempo à escrita. É autor de trabalhos editados em revistas da especialidade (Lótus International, 9H, Domus, Wonen Tabk, Casabella, Architecti, Jornal Arquitectos, Monumentos, e Estudos/Património), foi convidado a integrar os conselhos editoriais do "Boletim da Universidade do Porto", da Revista "Monumentos", da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e é membro do Conselho Editorial do "JA- Jornal Arquitectos" da Ordem dos Arquitectos. Em 2005, os artigos anteriormente publicados, juntamente com alguns inéditos, foram recolhidos em três títulos: "Candidatura ao Prémio Jean Tschumi" (2005), "Introdução ao Estudo da Arquitectura Portuguesa e Outros Textos" (2007) e "Textos Datados" (2007).

Tem participado em conferências e palestras, em Portugal e no estrangeiro (Espanha, Itália, França, Holanda, Marrocos, Angola, China e Canadá), sobre o ensino, a crítica e a história da arquitectura.

Orientou "Workshops" na área de projecto de arquitectura e desenho urbano na Universidade de Coimbra, na Universidade Autónoma de Lisboa, no Colégio dos Arquitectos de Málaga e na Ordem dos Arquitectos.

Participou no filme "Direito à Habitação", exibido pela RTP em 1976. Tem-se associado a exposições de desenho e arquitectura e integrado júris na área de Arquitectura, no país e fora dele.

Entre os prémios que obteve ao longo dos anos pode salientar-se o Grande Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte /Ministério da Cultura de 2008 (Prémio AICA / MC 2008'), atribuído, também, a Sérgio Fernandez, pelo trabalho moderno e de qualidade desenvolvido por ambos os arquitectos, pelo rigor histórico das suas intervenções patrimoniais, patente, por exemplo, no Estudo de Recuperação e Valorização Patrimonial da Aldeia de Idanha-a-Velha ou na recente recuperação do Convento de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, e ainda pela sua actividade como docente de Arquitectura, nomeadamente na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

No dia 21 de Janeiro de 2010, Alves Costa proferiu a última aula formal na FAUP, no Auditório Fernando Távora, embora continue a dirigir o Seminário de Projecto de Tese do curso de Doutoramento, a coordenar as edições desta Faculdade e a leccionar na Universidade de Coimbra. Nessa cerimónia, numa sala lotada, estiveram presentes, entre outros, o seu amigo Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os arquitectos Álvaro Siza Vieira e Helena Roseta, e o seu padrinho, o cineasta Manoel de Oliveira.

Vive no Porto, cidade onde casou. Tem três filhas, uma das quais seguiu as pisadas do pai, e sete netos.

in Universidade do Porto - Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto


Informações sobre o documentário aqui.
Mapa de localização do local onde decorrerá a sessão aqui.

Apoio:
Município de Ourém

PROGRAMA:

23 de Julho, 19h00
Auditório dos Paços do Concelho de Ourém
ALVES COSTA
(1993, Edgar Feldman, 23')
SÉRGIO FERNANDEZ
(1993, Edgar Feldman, 25')

Em Agosto não há sessão.
Continuamos em Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário