quarta-feira, 3 de junho de 2015

HÁ DEZ ANOS - [IN]DIFERENÇAS

Clicar na foto para ver mais

[IN]DIFERENÇAS - 2.º CICLO DE CONFERÊNCIAS PATRIMÓNIO EM RISCO

Em 3 de Junho, a Ordem dos Arquitectos - Núcleo do Médio Tejo e o Instituto Politécnico de Tomar, em parceria com o Convento de Cristo e com o apoio institucional do Ministério da Cultura por intermédio do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), organizaram o 2.º CICLO DE CONFERÊNCIAS PATRIMÓNIO EM RISCO, no Convento de Cristo, em Tomar. Esta segunda edição teve como mote de reflexão as (IN)DIFERENÇAS no património, procurando proporcionar uma maior abrangência temática, reafirmando a importância dos diversos patrimónios, como factores culturais fundamentais para a vida contemporânea e como uma mais valia para a qualidade de vida das nossas comunidades.

Esta iniciativa contou ainda com o apoio do Município de Tomar e da Tagus - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente do IPPAR, Arq.º João Belo Rodeia, do Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Dr. António Paiva, do Presidente do Instituto Politécnico de Tomar, e do Vice-Presidente do Conselho Directivo Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, Arq.º José Mateus.

O primeiro painel teve como tema o Território, moderado pelo Dr. Fernando Larcher, do IPT, contou como conferencistas com o Prof. Fernando Monteiro Casqueiro que se debruçou sobre o sub-tema Humanizado, a Prof.ª Ana Paula Pereira, sobre o Paisagístico, e o Arq.º José Mateus, que falou sobre o Urbano.

Da parte da tarde, apesar da confirmação de presença de todos os oradores, devido à impossibilidade de vários deles estarem presentes, os painéis dedicados aos temas Pensamento e Construído, foram, agrupados num único, com moderação do Dr. Jorge Custódio, e as intervenções do Designer Henrique Cayatte, sobre Pensamento – Iconográfico, e do Dr. Lino Tavares Dias, que versou o Construído – Arqueologia.

Em falta, por doença ou incompatibilidades de agenda, ficaram as palestras de Ruy Vieira Nery, que nos teria dado a sua perspectiva sobre Pensamento – Musical, do Eng.º João Aplleton, sobre Construído – Engenharia, e da Arq.ª Ana Tostões acerca do Construído – Arquitectónico, e que penalizaram as expectativas das cerca de seis dezenas de participantes no evento, que mesmo assim se saldou por um balanço muito positivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário