sexta-feira, 13 de março de 2015

PROJECTAR #29


Volta a ser dupla a próxima sessão da actividade PROJECTAR, com a exibição de dois documentários, um da série Architectures e outra da série Arquitectura e Decoração, dedicados a dois edifícios municipais exemplares da arquitectura do século XX, naquela que será a vigésima-nona sessão, e que volta a ser acolhida em Constância, no auditório da Casa-Memória Camões, pelas 19h00 do próximo dia 26 de Março.

O primeiro, intitulado "O Centro Municipal de Säynätsalo", é um programa de e realizado por Richard Copans em 2003, dedicado ao edifício projectado por Alvar Aalto entre 1949 e 1952.

Alvar Aalto, figura do movimento moderno, concebeu para um pequeno município da Finlândia um centro municipal despojado e poderoso.

O concelho de Säynätsalo estende-se sobre três pequenas ilhas do maior lago da Finlândia. Os seus habitantes trabalham todos para uma grande fábrica de transformação de madeira instalada numa das ilhas. Em 1949, o presidente da câmara comunista e o director da fábrica encomendam a Alvar Aalto, filho do país e um dos maiores arquitectos do século XX, a concepção de um centro municipal. O pequeno município tem um projecto modesto: uma câmara municipal, alguns alojamentos de função, lojas e uma biblioteca, tudo reunido num mesmo complexo. Para Alvar Aalto, o desafio é duplo: construir no meio da floresta um monumento urbano inspirado na cidade ideal da Itália da Renascença; e afirmar a superioridade dos edifícios públicos sobre os edifícios comerciais.


(in: http://boutique.arte.tv/f689-architectureslecentremuinicipaldesaynatsalo)



O segundo pertence à série de magazines da autoria de Isabel Colaço e Manuel Graça Dias, dedicado à obra do arquitecto Alcino Soutinho com destaque para os Paços do Concelho de Matosinhos, realizado em 1993 por Edgar Feldman.

A obra do arquitecto Alcino Soutinho, nome associado à chamada "Escola do Porto". No seu atelier, em conversa com o arquitecto Manuel Graça Dias, Alcino Soutinho fala sobre a sua visão da arquitectura e revisita a sua obra construída mais relevante, com destaque para os projectos da Universidade de Aveiro, Banco Fonsecas & Burnay do Porto, e Paços do Concelho de Matosinhos.

(in: http://www.rtp.pt/arquivo/index.php?article=1765&tm=22&visual=4


Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação do auditório da Casa-Memória Camões, em Constância, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Constância

PROGRAMA:

26 de Março, 19h00
Auditório da Casa-Memória Camões, Constância
ALVAR AALTO + ALCINO SOUTINHO = DOIS EDIFÍCIOS MUNICIPAIS
das séries ARCHITECTURES e ARQUITECTURA E DECORAÇÃO
O CENTRO MUNICIPAL DE SÄYNÄTSALO
(2003, Richard Copans, 26')
ALCINO SOUTINHO
(1993, Edgar Feldman, 25')

23 de Abril, 19h00
Biblioteca Municipal de Gavião
(filme a anunciar)

Sem comentários:

Enviar um comentário