quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

HÁ DEZ ANOS - 2.º ENCONTRO DE ARQUITECTURAS - 2.º DIA


O segundo dia do II Encontro de Arquitecturas realizado, faz dez anos, em Abrantes, iniciou-se com a inauguração da sede do Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos, em edifício cedido pelo Município de Abrantes no centro histórico desta cidade.

Fruto de uma reabilitação interior com o patrocínio de algumas empresas locais ou regionais (Abranfrio, Ajibita, Castelhano & Ferreira, Maxit e Valchromat), incluía num dos seus espaços uma livraria de arquitectura e artes em parceria com a associação cultural Palha de Abrantes.

A inauguração consistiu numa visita ao edifício da sede do Núcleo, com a apresentação das boas vindas pela Comissão Instaladora do Núcleo e cumprimentos e felicitações da Presidente da Secção Regional do Sul Arq.ª Leonor Cintra Gomes, da Vereadora da Câmara Municipal de Abrantes Prof.ª Isilda Jana e de Lurdes Martins em representação da Palha de Abrantes.

Seguiu-se a apresentação do livro “Reabilitação do Tempo” pelos autores, Arq.ºos Victor Mestre e Sofia Aleixo. Foi também neste dia que se fez a abertura do Livro de Honra desta estrutura da Ordem dos Arquitectos, cujo termo de abertura foi redigido pelo Arq.º Bernardino Ramalhete e contou como primeiros signatários os Arq.os Leonor Cintra Gomes, Michele Cannatà, Fátima Fernandes, Fernando Martins, Sofia Aleixo e Victor Mestre.

(Clique nas imagens para aceder aos álbuns de fotografias dos eventos)

Depois, na Galeria Municipal de Arte de Abrantes, foi a vez de ser inaugurada a exposição de arquitectura "Cannatà & Fernandes, Obras e Projectos" naquela que foi a primeira exposição de arquitectura resultado da parceria do Núcleo do Médio Tejo com o Município de Abrantes, a que várias mais se seguiram.

Tratou-se de uma exposição retrospectiva dos trabalhos desta dupla de arquitectos com projectos e trabalhos realizados em Portugal e Itália, autores do projecto dos Módulos Auto-Suficientes instalados na Aldeia do Mato, junto à Albufeira de Castelo de Bode, no concelho de Abrantes.


Em complemento à exposição, realizou-se uma conferência com os Arq.os Michele Cannatà e Fátima Fernandes no auditório do Edifício Pirâmide, com a qual se proporcionou um contacto directo com esta dupla de arquitectos que apresentaram em pormenor os seus projectos perante uma audiência de cerca de três dezenas de espectadores.


O dia concluiu com um jantar de convívio com os arquitectos da região e convidados.

Sem comentários:

Enviar um comentário