domingo, 12 de outubro de 2014

PROJECTAR #25


A vigésima quinta sessão PROJECTAR, que marca o regresso a Abrantes, terá lugar no próximo dia 23 de Outubro, pelas 19h00, no auditório da sede desta Delegação da Ordem dos Arquitectos, e será dedicada à vida e obra do arquitecto português Raul Lino.

Intitulado "RAUL LINO, Livre como o Cipreste", este documentário foi realizado em 1999 por Cristina Antunes e escrito por António Silva.

Viveu quase 95 anos. Projectou 700 habitações. Deixou um espólio de mais de 2000 documentos. Foi arquiteto, aguarelista, decorador, cenógrafo, desenhador, figurinista, escritor, articulista de jornais. Considerava-se um homem livre, como um cipreste.
Mas, tal como o cipreste, que está preso à terra, também Raul Lino era dependente: dos clientes, da família do Poder.

Foi quase canonizado e quase vilipendiado, mas foi sobretudo um dos maiores arquitetos portugueses do século XX. Chamava-se Raul Lino.

É um documentário sobre esta figura incontornável da arquitetura do Século XX, que o Departamento de Artes Documentários da RTP produziu, em 1999, com realização de Cristina Antunes.

As gravações, contaram com depoimentos dos especialistas em arquitetura Diogo Lino Pimentel, Pedro Vieira de Almeida, Raul Chorão Ramalho e Nuno Teotónio Pereira; com os testemunhos das filhas do arquitecto, Maria Cristina e Isolda; com declarações de moradores nas casas projectadas por Raul Lino (Peter e Karen Bright e Vasco Salema); e sobretudo com as imagens do espólio e da obra edificada do arquitecto.

Este documentário foi escrito por António Silva, que com ele ganhou o prémio Nuno Fradique para o melhor guião para programa documental.


in http://www.rtp.pt/rtpmemoria/?article=1230&visual=2&tm=8&layout=5



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação do auditório da sede desta Delegação da Ordem dos Arquitectos, que está disponível para o efeito.

Apoio:
Município de Abrantes

PROGRAMA:

23 de Outubro, 19h00
Auditório da sede da Delegação de Abrantes da Ordem dos Arquitectos, Abrantes
RAUL LINO, Livre como o Cipreste
(1999, António Silva e Cristina Antunes, 67')

20 de Novembro, 19h00
Entroncamento
PETER ZUMTHOR, A Obstinação do Belo
(2000, Ursula Böhm, 58')

Sem comentários:

Enviar um comentário