quarta-feira, 11 de setembro de 2013

PROJECTAR #14



A próxima sessão PROJECTAR, a décima quarta, após o interregno de Agosto, vai realizar-se na Golegã, no Auditório Eng. Ricardo Magalhães do EQUUSPOLIS, na quinta-feira dia 19 de Setembro, pelas 19h00, com a exibição de um documentário sobre o arquitecto catalão Ricardo Bofill.

Da série Portraits d'Architectes, Ricardo Bofill: Architecture d'un Nomade, realizado em 1997, leva-nos a conhecer o mais célebre arquitecto catalão na sua casa-estúdio "La fabrica" - uma antiga fábrica de cimento da viragem do séc. XIX para o XX convertida em sua habitação e atelier num processo iniciado em 1973 - ao longo de uma conversa onde nos fala da sua infância na Catalunha, das suas referências clássicas, da sua necessidade de conhecer o mundo e das viagens que realizou e dos seus projectos em curso - à data - na América Latina, em França ou no Japão.

Mostra-nos também algumas das suas obras construídas como o complexo de apartamentos Walden 7, o Teatro Nacional da Catalunha e o Aeroporto, em Barcelona, vários complexos habitacionais e uma Piscina Olímpica em França, entre outros.

Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação da sala que, no Auditório Eng. Ricardo Magalhães, no Equuspolis, na Golegã, está disponível para o efeito.

Apoio:
Município da Golegã

Equuspolis

PROGRAMA:

19 de Setembro, 19h00
Auditório Eng. Ricardo Magalhães, Equuspolis, Golegã
RICARDO BOFILL - A Arquitectura de Um Nómada
(1997, Jean-Louis André, 52')

24 de Outubro
(local a anunciar)
(Documentário a anunciar)


Estas sessões obtiveram a validação de 1 crédito cada no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais dos estágios de ingresso na O.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário