terça-feira, 16 de abril de 2013

PROJECTAR COM FRANK LLOYD WRIGHT


FRANK LLOYD WRIGHT é unanimemente considerado um dos mais importantes arquitectos do Século XX, cuja vida e obra será o foco da próxima sessão PROJECTAR, que se realiza esta quinta-feira, dia 18, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, na CHAMUSCA.
 
Frank Lloyd Wright nasceu em Richland Center (Wisconsin, EUA) a 8 de Junho de 1867, filho de um pastor Unitário e músico e de uma professora, que após vários anos de itinerância em função das colocações do pai, se fixa em Madison, Wisconsin, em 1878.

Após o divórcio dos pais em 1885, assumiu a responsabilidade de sutentar a mãe e as suas duas irmãs, passando pela Universidade de Winsconsin-Madison sem, no entanto, concluir o curso de engenharia, e em 1887 dirige-se para Chicago para trabalhar como desenhador em vários gabinetes da arquitectura até ser admitido no prestigiado gabinete do arquitecto Louis Sullivan, com quem permaneceu seis anos, e viria a considerar seu Mestre.

Em 1893 estabeleceu-se por conta própria, sendo a Casa William H. Winslow (River Forest, Illinois, 1893) o seu primeiro projecto como independente. Nos anos seguintes, Wright vai libertando-se pogressivamente das influências de Sullivan ou de concepções mais tradicionalistas para clientes mais conservadores, e desenvolver o estilo que virá a ser denominado como "Casas da Pradaria", caracterizado por uma grande ênfase na horizontalidade da composição (referência às pradarias), de que os melhores exemplos serão o Templo Unitário (Oak Park, 1905-09) ou a Casa Robie (Chicago, 1908-09).

Casado desde 1889 com Catherine Lee Tobin, com quem teve seis filhos, Wright envolve-se com Mamah Borthwick Cheney, a mulher de um cliente, com quem parte para a Europa em 1909, a pretexto da publicação de um portfolio da sua obra por Ernst Wasmuth, publicação em dois volumes que sairá em 1911 e que constitui a primeira divulgação da sua obra na Europa e o consequente reconhecimento internacional. Regressado aos Estados Unidos em Outubro de 1910, dedica-se à construção do lar para si e para a nova companheira, num terreno adquirido pela mãe, em Spring Green, Wisconsin, a que chamará Taliesin.

A sua vida com Mamah é tragicamente interrompida em Agosto de 1914, quando um empregado tresloucado pega fogo à moradia de Taliesin e assassina sete pessoas, entre as quais Mamah e os seus dois filhos, enquanto Wright se encontrava a trabalhar nos Midway Gardens (Chicago, 1913-14). Devastado pela tragédia dedica-se de corpo e alma à reconstrução de Taliesin e ao desenvolvimento dos seus projectos no Japão, com o Hotel Imperial (Tóquio, 1916-23), e em Los Angeles, como a Casa Hollyhock (East Hollywood, 1919-21) entre outras.

Regressado do Japão em 1922, ano em lhe é finalmente concedido o divórcio da primeira mulher, a falta de encomendas leva-o a encerrar o gabinete que abrira em Los Angeles, e a regressar a Taliesin. Após a morte da mãe em 1923, volta a casar, com Maude "Miriam" Noel, relação que termina com o divórcio em 1927.

Em 1928 casa com Olga Ivanovna Lazovich (Olgivanna), com quem já tinha uma filha, companheira que lhe devolve a estabilidade e o reconduz na "causa da Arquitectura" e com quem funda a "Taliesin Fellowship", uma escola de arquitectura, em 1932. Com poucos projectos a sairem do papel, dedica-se à escrita, publicando em 1934 duas importantes obras, An Autobiography que viria a inspirar muitos jovens arquitectos, e The Disappearing City no qual expôs o seu plano para uma cidade descentralizada, a Broadacre City.

Ainda considerado um grande arquitecto, mas dado como acabado, Wright vai marcar o seu "regresso" com três projectos notáveis, o edifício administrativo da S.C. Johnson & Son Company (Racine, Wisconsin, 1936), a Casa da Cascata "Fallingwater" (Mill Run, Pensilvania. 1934-37) e a Casa Herbert Jacobs (Madison, Wisconsin, 1937), a primeira Usonian House (Casa Estadunidense), casas práticas e económicas para a classe média, com coberturas planas e sem cave ou sótão.

No mesmo ano (1937), constroi no deserto do Arizona, perto de Scottsdale, o campus de Inverno da sua escola de arquitectura, a que chamará Taliesin West, para escapar aos rigorosos Invernos do Wisconsin, tornando regular a migração da comunidade estudantil entre os dois estados que se iniciara em 1933, e que se constituirá como o grande laboratório de experiências de Wright até à sua morte.

Em 1940, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA),  dedica-lhe uma exposição retrospectiva, e em 1943 recebe a mais importante encomenda da fase final da sua carreira, o projecto para um museu para albergar a colecção de arte abstracta de Solomon R. Guggenheim, em Nova Iorque, trabalho que o vai absorver durante os seguintes 16 anos, entre outros projectos que realizará até à sua morte, em 9 de Abril de 1959.

Ao longo da sua carreira de cerca de setenta anos, Frank Lloyd Wright realizou mais de 1100 pojectos, dos quais cerca de metade foram construídos. Foi premiado com a Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects (RIBA) em 1941 e a Medalha de Ouro do American Institute of Architects (AIA) em 1949.



Apoio:
Município da Chamusca


PROGRAMA:

18 de Abril, 21h30
Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, Chamusca
A Arquitectura de Frank Lloyd Wright
(1983, Murray Grigor, 72')

23 de Maio, 21h30
Mação
Alvar Aalto - Visão para um Mundo Melhor
(1998, Eeva Vuorenpää, 54')

Estas sessões obtiveram a validação de 1 crédito cada no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais dos estágios de ingresso na O.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário