quinta-feira, 11 de abril de 2013

PROJECTAR #10


A Arquitectura de Frank Lloyd Wright é o título do documentário programado para a décima sessão Projectar, que se realiza no próximo dia 18 de Abril, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, na Chamusca.
 
A obra deste grande arquitecto norte-americano já foi abordada logo na primeira sessão Projectar, com a exibição de um episódio da série Architectures sobre o Edifício Johnson.
 
O documentário que agora se exibe, debruça-se sobre a vida e obra de Frank Lloyd Wright, com sequências filmadas em várias das suas obras máximas como a Casa Robie (Chicago, 1908-09), a Casa da Cascata Fallingwater (Mill Run - Pensilvania. 1934-37) ou o Museu Solomon R. Guggenheim (Nova Iorque, 1943-59).
 
Realizado pelo documentarista escocês Murray Grigor (n. 1939), este filme é narrado pela actriz Anne Baxter, neta de Frank Lloyd Wright, e recebeu vários prémios entre os quais uma "Citação do American Institute of Architects" a primeira a ser atribuída a um cineasta.
 




Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação da sala que, na Biblioteca Municipal da Chamusca, está disponível para o efeito.

Apoio:
Município da Chamusca

PROGRAMA:

18 de Abril, 21h30
Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, Chamusca
A Arquitectura de Frank Lloyd Wright
(1983, Murray Grigor, 72')

23 de Maio, 21h30
Mação
Alvar Aalto - Visão para um Mundo Melhor
(1998, Eeva Vuorenpää, 54')

Estas sessões obtiveram a validação de 1 crédito cada no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais dos estágios de ingresso na O.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário