segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PROJECTAR



Para esta oitava sessão Projectar, que vai realizar-se em Tomar, em parceria com o Cineclube de Tomar, temos a exibição do filme de Sidney Pollack Esboços de Frank Gehry que já esteve anteriormente programado mas, dado o falecimento do arquitecto Oscar Niemeyer no passado dia 5 de Dezembro, foi substituído pelo documentário OSCAR NIEMEYER - A Vida é Um Sopro (Brasil, 2006), como forma que esta Delegação da Ordem dos Arquitectos encontrou de prestar uma singela homenagem a esse grande vulto da Arquitectura Mundial.

«Lúcido e atraente, o filme possibilita uma gratificante oportunidade de passar uma hora e meia com um artista enorme.» VARIETY

«O filme de Pollack é uma vitória porque, em vez de olhar para o trabalho de um artista a partir do exterior, observa-o do interior.» LES INROCKUPTIBLES

Frank Gehry adora fazer esboços: é o início do seu processo de trabalho. E foi este amor pelos esboços que deu a Pollack as primeiras pistas para o seu documentário. A partir dos esboços originais de Gehry para cada um dos seus projectos mais importantes, o filme explica o modo como Gehry transforma estes desenhos abstractos, primeiro em modelos tangíveis e tridimensionais, muitas vezes feitos a partir de cartão e fita-cola, e depois no seu resultado final -edifícios de titânio e vidro, cimento e aço, madeira e pedra.

ESBOÇOS DE FRANK GEHRY, o filme sobre o reconhecido arquitecto Frank O. Gehry, é o primeiro documentário de longa-metragem do realizador Sidney Pollack. Gehry e Pollack são amigos há muitos anos, e foi Gehry quem pediu ao cineasta que assinasse este filme sobre a sua carreira. Pollack começou o projecto em 2000, e terminou-o em 2005.



Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre e limitadas à lotação da sala, que no Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, está disponível para o efeito.

Apoio:
Cineclube de Tomar

PROGRAMA:

21 de Fevereiro, 19h00
Cine-Teatro Paraíso, Tomar
Esboços de Frank Gehry (2005, Sidney Pollack, 83')

21 de Março, 21h30
Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
Nuno Teotónio Pereira - Um Homem na Cidade
(2009, Joana Cunha Ferreira, 50')

Estas sessões obtiveram a validação de 1 crédito cada no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais dos estágios de ingresso na O.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário